25 De abril
12ºB
Índice Introdução 3 A ditadura em Portugal 4 Antes do 25 de Abril 5 DO “MOVIMENTO DOS CAPITÃES” AO “MOVIMENTO DAS FORÇAS ARMADAS” 6 O "25 de Abril" 7
Introdução
O tema aqui tratado, no âmbito da disciplina de Historia A, é sobre o 25 de Abril: o Movimento das Forças Armadas e a eclosão da revolução.
Escolhi este tema porque foi um acontecimento que não ocorreu há muito tempo, apenas á 38 anos.
Este acontecimento ainda é lembrado muitas vezes, pois no dia 25 de Abril é feriado nacional e debatido muitas vezes hoje em dia.
Este trabalho vem mostrar como ocorreu o golpe de estado.
Para introdução da informação correta, pesquisei em livros e na internet.
Ao pesquisar para este trabalho deparei-me com vários artigos que continham basicamente o mesmo conteúdo.
Então foi preciso organizar o tema por tópicos, para ser mais fácil a elaboração do trabalho e também da apresentação á turma.
Espero, assim, ter alcançar o objetivo fundamental do trabalho individual e dar também aos leitores deste trabalho uma informação verdadeira capaz de ajudar a compreender como se deu a queda da ditadura.
A ditadura em Portugal No dia 28 de maio de 1926, dois Generais – Gomes da Costa e Mendes Cabeçadas – impuseram ao país uma ditadura militar. Mas não tinham qualquer programa de Governo. Limitaram-se a tentar impedir a agitação social e política que tinha abalado o país durante a 1ª República (1910-1926). No ano de 1928, tomou posse um Governo de que fazia parte, como Ministro das Finanças, António de Oliveira Salazar. Este político veio a tornar-se uma espécie de “senhor absoluto” do país, sobretudo a partir do ano de 1932, quando assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Ministros (Primeiro Ministro) e implantou uma ditadura a que chamou Estado Novo. Só tinha a hipótese de ser eleito Presidente da República um candidato que ele (Salazar) indicasse. Os Ministros que, por qualquer motivo, lhe desagradassem eram demitidos de um dia