25 de abril
25 de abril
Trabalho realizado por: João Pedro Ribeiro nº12
Lousã 29 de abril de 2014
Introdução:
Neste ano de 2014 celebram-se 40 anos do 25 de abril. Este trabalho fala sobre esse momento de viragem política que deu inicio à democratização em Portugal; o tipo de vida antes da restauração da liberdade e com oque se tinham de bater os portugueses nessa altura , nomeadamente, a censura a pide … a educação nacionalista que os jovens e mulheres portuguesas tinham em base na triologia da educação nacional , bem como as principais figuras deste desenvolvimento e dos acontecimentos após o 25 de Abril.
Num momento em que Portugal se debate com uma crise económica que já dura há vários anos, é fundamental ser capaz de produzir reflexão em torno daquele que foi o momento fundador do regime político vigente a democracia.
Antes do 25 de abril :
Antes do 25 de Abril ,Portugal tinha uma politica ditorial aque se chamava de Estado Novo .
O estado Novo tinha um poder ditatorial, autoritário, anti – democrático , justificado pela constituição de 1933 e com um partido único - união nacional, fundada em 1930. Foi um regime autoritário e repressivo, em muito semelhante ao fascismo italiano. Subordinando-se os interesses dos cidadãos aos da Nação.
Este regime detinha policia politica , organizações facistas e a cencura que tinham como objetivo intimidar os opositores e impor os lemas desta politica que eram:
“ Deus, Pátria, Família”
"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
"Persistentemente, Teimosamente, não somos demais para continuar Portugal"
"Enquanto houver um Português sem trabalho e sem pão a Revolução continua"
"Temos uma Doutrina. Somos uma Força"
"Orgulhosamente sós”
Policias armadas:
A polícia política, com funções de prevenção e repressão de crimes políticos, foi criada em 1933. Primeiro chamada Polícia de Vigilância e Defesa do Estado, passou a designar-se