25 de Abril
Língua Portuguesa
25 de Abril de 1974
[Type the author name]
4/18/2013
Escola E.B. 2,3 Pintor Mário Augusto
Introducção
Primeiros Confrontos
Com o fim da 2ª Guerra Mundial, em 1945, os principais países Europeus, acabaram com as suas Ditaduras e iniciaram supostos Regimes Democráticos. Em 1958, houve um momento de grande oposição ao regime: o General Humberto Delgado, era candidato da oposição às eleições, parecia muito popular, contudo só teve 25% dos votos, afirmando que as eleições foram fraudelentas, acabou por ser perseguido pela PIDE e mais tarde morto.
Até que surgiu o golpe de Estado do 25 de Abril de 1974, também conhecido como "Revolução dos Cravos” que libertou o país de uma ditadura que durava há mais de 40 anos! Por isso mesmo, esta data assumiu uma enorme importância para o povo português.
A vida antes da Revolução
É num cenário de instabilidade que na sequência dum golpe militar (de generais a 28/05/1926) inicia-se o “estado novo” e que viria a terminar também através dum golpe militar (mas de capitães em 25/04/1974).
Na sequência do golpe militar de 28 de Maio de 1926, foi implementado em Portugal um regime autoritário deinspiração fascista.Com a Constituição de 1933 o regime é remodelado, auto denominando‐se Estado Novo e Oliveira Salazar passou a controlar o país, não mais abandonando o poder até 1968, quando é substituido por Marcelo Caetano que liderou o pais até ao dia 25 de Abril de 1974.
Motivos da Revolução
Várias são as razões que contribuiram para a degradação do Salazarismo, contudo as mais importantes são as seguintes: Restrições à liberdade implementando a censura criou a PIDE, proibição de qualquer actividade colectiva que coloca-se o regime em risco. Contudo os motivos que mais revoltavam os portugueses eram as suas miseráveis condições de vida que causaram uma grande vaga de emigração e a guerra colonial que matou 8000 mil soldados e feriu muitos mais,