SGBD
INTRODUÇÃO
Com base no cenário proposto “Nossa Locadora de Livros”, surge a necessidade de se criar um software para auxiliar na organização da empresa, iniciando-se todo um processo para criação do software, nesse caso um SGDB. Partindo do início da criação, o planejamento, a verificação e validação, os testes, qual o SGDB melhor apropriado, sua linguagem e o modelo no processo de desenvolvimento que serão utilizados para a “Nossa Locadora de Livros”.
OBJETIVO
Padronizar o SGDB apropriado para a “Nossa Locadora de Livros”, definir padrões, procedimentos e tecnologias para a integração dos dados da empresa, definir e institucionalizar os processos de gestão de SGDB, gestão de ambientes de bases de dados e gestão de servidores. Com a implementação do SGDB o Sr. João e seus funcionários terão acesso rápido e preciso aos dados da locadora, proporcionando aos clientes mais agilidade e comodidade na locação de livros.
DESENVOLVIMENTO
3.1 CICLOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
3.1.1 Processo de Inspeção de Software
As inspeções são importantes na redução do retrabalho e na garantia da qualidade de software. É necessário considerar variáveis como esforço, produtividade, tempo e custo de desenvolvimento. Essas variáveis são afetadas negativamente quando artefatos defeituosos são produzidos, devido ao retrabalho para corrigir defeitos. Sabe-se, ainda, que o custo do retrabalho para correção de defeitos aumenta na medida em que o processo de desenvolvimento progride. Desta forma, iniciativas devem ser realizadas no sentido de encontrar e corrigir defeitos tão logo seja introduzido. Uma abordagem que tem se mostrado eficiente e de baixo custo para encontrar defeitos, reduzindo o retrabalho e melhorando a qualidade dos produtos é a revisão dos artefatos produzidos ao longo do processo de desenvolvimento