248594840124

410 palavras 2 páginas
Revolução Industrial
A Revolução Industrial trouxe oportunidades para mudanças na técnicas usadas e a usar, para mudanças nos instrumentos que implicam a ampliação dos empreendimentos comerciais e no aumento da produção.
Essa mudança propiciou a passagem da sociedade rural, para a sociedade industrial; propiciou a mecanização da indústria e também da agricultura; proporcionou o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, enfim, fez com que se expandisse o capitalismo.
Essas tranformações foram profundas e até revolucionárias. Não se pode esquecer de que as inovações da época da Revolução Comercial (no final da Idade Média), beneficiaram esse desenvolvimento:invenção do relógio de pêndulo, termômetro, máquina de tear,etc. Havia muito capital para ser investido e adquirido pela expansão marítima.
Os produtos industriais eram cada vez mais procurados pelos novos mercados consumidores. As atividades eram defendidas pelo liberalismo econômico.
A Inglaterra, por exemplo, foi a primeira na Revolução Industrial, favorecida pelo grande acúmulo de capitais, pela liberdade econômica, pelo enorme fornecimento de matéria-prima, pelo clima favorável a indústria de tecidos, etc.
França,Bélgica,Alemanha e Estados Unidos foram os países que a Revolução Industrial expandiu-se.
A primeira fase da Revolução Industrial aconteceu entre os anos de 1750 a 1850.
Nesse período houve acontecimentos importantes como por exemplo: invenção da máquina a vapor,uso do coque para a fundição do ferro,progresso na exploração do carvão mineral,invenção da locomotiva, dos navios a vapor e do telégrafo,produção de adubos para a agricultura, de arados,etc.
A segunda fase começou no ano de 1850 em diante, e muitos aconteciemntos marcaram essa fase, como por exemplo: o aço superou o ferro, fontes de energia, petróleo e eletricidade, inventou-se o motor de combustão interna, uso de alumínio e magnésio,locomotivas e navios a óleo,intenção do automóvel, do avião,do telégrfo sem fio,

Relacionados