2342Dfesf

526 palavras 3 páginas
* Caudofoveata (habitantes de águas profundas; 70 espécies conhecidas); * Aplacophora (parecidos com minhocas; 260 espécies); * Polyplacophora (cabeça pequena, sem tentáculos nem olhos; 1 200 espécies); * Monoplacophora(habitantes de fundos oceânicos; 15 espécies); * Bivalvia (ostras, amêijoas, mexilhões, conquilhas, etc.; 800 espécies); * Scaphopoda (concha carbonatada aberta dos dois lados; 512 espécies, todas marinhas); * Gastropoda (corpo protegido por concha e cabeça bem definida; entre 40 000 e 50 000 espécies); * Cephalopoda (lula, polvo, nautilus; 786 espécies, todas marinhas); * Rostroconchia (prováveis ancestrais dos bivalves; entre outros; cerca de 1 000 espécies); * Helcionelloida (fósseis; parecidos com caracóis).
Vamos agora falar mais detalhadamente sobre as caraterísticas de alguns moluscos: o caracol, o caramujo, a lesma do mar, a lula, o mexilhão, a ostra do mangue, a sépia do atlântico e o polvo.
Os caracóis são gastrópodes de concha espiralada calcária, distribuem-se amplamente pelo mundo inteiro, têm um pulmão, o seu habitat natural são as terras húmidas pois o nível de humidade ideal para os caracóis é de 85% e são herbívoros. Apesar de serem hermafroditas, é necessário ocorrer acasalamento para originarem um novo indivíduo. O ritual de acasalamento dura cerca de 10 horas e pode ocorrer múltiplas vezes. O período de “gravidez”, ou seja, o tempo que decorre desde o acasalamento até à desova, é de cerca de 15 dias. Os seus predadores naturais são os ratos, as lagartixas as aves os sapos e alguns insetos. Os caracóis são extremamente vulneráveis à exposição prolongada ao sol ( apesar de a escuridão prolongada ser também prejudicial), a elevadas temperaturas, ao vento (prejudicial pois o tecido corporal do caracol é muito vulnerável), e a poeira o que prova ressecamento.
Ler 1º diapositivo das lulas. Emite jatos de tinta quando perseguida por predadores, o que obscurece o meio e dificulta a ação de

Relacionados