2325 8571 1 PB
Katiusa Varela* Susana Elisabeth Neumann**
Resumo
Introdução
Atualmente a fluência em um ou outro idioma não tem sido suficiente para qualificar o profissional secretário executivo como bom. Todos os dias esses profissionais têm de lidar com novas situações.
Entre essas novas situações surgiu a arquivologia. Hoje, mais do que nunca, o arquivo surge não apenas como uma nova tendência, mas como uma ferramenta de trabalho imprescindível. Nem toda a tecnologia do século 21 é capaz de minimizar a importância do gerenciamento de documentos, o que faz com que o arquivo seja tão importante. A gestão de documentos continua sendo essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa, e o secretário executivo tem o papel principal nesse processo, através da arquivologia.
Palavras-chave: Arquivo. Gestão de documentos. Secretário executivo.
*
**
36
A contínua inovação do mercado de trabalho e das organizações leva que o profissional secretário executivo deixe de ser a moça do cafezinho, telefonemas e agendas e busque agilidade, flexibilidade e aperfeiçoamento para ocupar a vaga de assessor(a) executivo(a) ou gestor(a).
Esse profissional deixou de ser basicamente auxiliar e submisso na execução de tarefas rotineiras e básicas, e passou a ser mais polivalente, multiprofissional no exercício da profissão e a ter um perfil mais empreendedor. Hoje, as secretárias executivas acabam assessorando grandes executivos e diretores, e entram até, em funções estratégicas dentro da organização, como no planejamento e na execução de tarefas vitais para as empresas (OLIVEIRA, 200?)
No entanto, muitos conflitos emergem do tema. Nas empresas, o secretário exerce a responsabilidade total pela documentação produzida e recebida, porém nem sempre tem o conhecimento técnico sobre a arquivologia e gestão de documentos. Assim, acumulam-se papéis desnecessários nas mesas, gavetas e armários. Por consequência da necessidade
de