2267172601/75
3104 palavras
13 páginas
RESUMO CONTENDO OS PRINCIPAIS PONTOS ABORDADOS NO TEXTO REFERENCIAO texto propõe a respeito de como se dá o desenvolvimento da atenção voluntária, na abordagem da psicologia histórico-cultural. Entende-se como desenvolve esse tipo de atenção, especialmente na referida perspectiva teórica, oferece subsidio para fazer contraposição á concepção predominante a respeito dos problemas de atenção, controle voluntário de comportamento conhecido como transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH).
A visão hegemônica do TDAH é aquela encontrada no manual diagnóstico e estatístico de transtorno, consiste num padrão consistente de desatenção e/ ou hiperatividade. O padrão persistente de desatenção, frequentemente recai sobre desajustes no organismo do individuo. A ideia mais aceita e conhecida é de que a pessoa com TDAH tem problemas na transmissão de recaptação de neuros transmissores como a norepinefrina e a dopamina. As áreas do córtex envolvida nessa falha com os neuros transmissores os lobos frontais.
O entendimento de q o TDAH é um problema de origem orgânica vem servindo de base para que se acredite que sua etiologia seja genética, tendo transmissão hereditária. Porem é importante salientar que a origem genética do problema não está confirmada por completo. Porem pesquisas realizadas nesta direção servem para reforçar que o ambiente não contribui para o desenvolvimento do problema, tal compreensão talvez fortaleça a Idea de que o tratamento é à base de medicamentos .
De acordo com BARKLEY (2008) o tratamento pode ser feito com antedepressivos tricíclicos, atomexina (não disponível no Brasil).
O metilfenidado, o maior comercializado, conhecido como retalia. O gasto entre brasileiros com a compra deste medicamento para TDAH somente em 2008 foram vendidos 1.147.000caixas deste medicamento, droga estimulante, tem capacidade de ativar o nível de atividade, excitação ou alerta no sistema nervoso central. Age no cérebro bloqueando a recaptação de um neuro