22 2235 Durkheim
(1858-1917)
.
Emile Durkheim e seu contexto
Influências
Positivista influenciado por Comte / Precursor do moderno
Funcionalismo)
Contexto
França de seu tempo: Turbulência política e social /
Progresso Tecnológico / Crise Moral (desregramento)
Ideias
Procurou estabelecer qual é o objeto de estudo da sociologia. Como e o que a sociologia estuda que a torna uma ciência diferente de outras ciências.
Indivíduo X sociedade: a sociedade prevalece sobre o individuo; o indivíduo é condicionado pelo meio social e a ele pertence.
Os fenômenos devem ser sempre ser considerados em suas manifestações coletivas, distinguindo-se, assim, dos acontecimentos individuais ou acidentais.
acreditava que o progresso econômico pudesse promover o desenvolvimento social
A objetividade da ciência
Para ele, como para outros positivistas, o cientista deve manter certa distância e neutralidade em relação aos fatos estudados, resguardando-se a objetividade da análise. Julgamentos e valores não devem interferir na objetividade da análise.
O cientista deve deixar de lado as pré-noções e encarar os fatos sociais como “coisa”. Ou seja, os objetos de análise devem ser observados, medidos, comparados independentemente do que os indivíduos envolvidos pensam a respeito.
Ele queria, principalmente, que a sociologia não fosse um jogo de achismo, mas uma ciência!
Fato Social: o objeto da sociologia
No livro “As regras do método sociológico” definiu os fatos sociais como o objeto de estudos da sociologia.
Três características do Fato social:
Coerção social. Os fatos sociais exercem coerção sobre os indivíduos levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem (sanções legais e espontâneas, educação). Atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou adesão consciente. Exteriores. Existem antes do nascimento da pessoa e independentemente da existência individual das pessoas. Geral. Se repete em todos os indivíduos ou na maioria deles.
O