A LINGUAGEM COMO PROCESSO DE COMUNICA O
RESUMO
O presente artigo desenvolveremos o ensino da Linguagem Escrita e Oral nas séries iniciais. Em diversas áreas de estudo a linguagem tem como objetivo a comunicação e expressão. Onde suas formas e conceitos são relativos. No cotidiano da criança a linguagem oral está presente na sua vida, através da comunicação com adultos, onde acontece a repetição das atitudes e a forma da linguagem utilizada por este indivíduo. A criança interage, apresentando suas ideias através da escrita ou expressões.
Palavras-chave: Linguagem. Oralidade. Escrita. Comunicação.
1 INTRODUÇÃO
Desde a pré história, já havia uma necessidade de comunicação, por isso aconteceu o desenvolvimento da linguagem ainda não convencional, através de desenhos, códigos e sinais.
Nas séries inicias é importante promover a comunicação através da linguagem como eixos básicos para interação entre si, onde tende a inserir-se no meio social.
O indivíduo desenvolve seu conhecimento e construção do seu pensamento através da linguagem oral e escrita. Para uma melhor compreensão a pesquisa está dividida em seções. Onde Abordaremos aspectos referentes a comunicação oral e escrita. Mostrando desde o início da civilização até os dias atuais, também serão apresentados como o uso da internet, modificou a linguagem escrita.
2 A LINGUAGEM COMO OBJETO DE ESTUDO
A linguagem seja ela oral ou escrita é muito importante na ação humana, é a principal área na manifestação de comunicação desde o a época da pré-história, onde surgiram os sinais, os desenhos, as representações gráficas. A escrita foi somente elaborada e criada na antiga Mesopotâmia, por volta de 4000 a.C, onde os sumérios usavam placas de barro para registar sua escrita. Essa escrita se chamava cuneiforme. Outra escrita quase na mesma época foi criada pelos egípcios, eles