21723 39658 1 PB
4521 palavras
19 páginas
,ACONSELHAMENTO'
o significado da psicologia humanista, posicionamentos filosóficos implfcitos*
MAURO MARTINS AMATUZZI**
Pode-se fazer uma diferenciação entre uma abordagem do homem como resultado e uma abordagem dele em sua atualidade e presença,criadora de sentido. Os usos mais comuns do termo "humanismo", tal como associado à psicologia apontam para isso. A partir daí o sentido de uma psicologia humanista é descrito em tomo de quatro pontos: 1. A busca de um contexto mais abrangente para a psicologia. 2. O questionamento dos limites do método científico. 3. Uma atitude fenomenológica. 4. Uma consideração da pessoa como totalidade em movimento.
Penso que o essencial do que quero dizer a respeito desse assunto pode ser colocado em algumas poucas proposições. E a primeira é a seguinte: o homem não é um "bicho que fala", mas ele é a própria palavra, ou melhor, ele é palavra. Reencontro aqui uma colocação que é tanto de Heidegger como de Buber: não é a linguagem que se encontra no homem, mas o homem que se encontra na linguagem.
A segunda proposição é de que isso não é "poesia" ou jogo de palavras, como talvez possa parecer. Trata-se de uma af'mnação muito precisa, que nos coloca num outro âmbito de considerações, ou seja, que implica mudança radical de pontos de vista. E a terceira é justamente que essa mudança radical de ponto de vista é o que mais caracteriza a psicologia humanista; o sentido do humanismo (no nosso caso enquanto aplicado à Psicologia) é essa mudança de perspectiva. Não se trata, com efeito, nem de uma mudança de objeto, nem de uma mudança de método, e nem mesmo, quem sabe, de uma mudança te6rica. Trata-se na realidade de uma mudança TUl relação com o objeto. Essa mudança é capaz de assumir em determinados momentos o mesmo método, s6 que num contexto onde o sentido global é outro, o que faz com que a visão resultante (a teoria, nesse sentido) seja outra, mais abrangente, capaz de conter as visões anteriores s6 que como parciais, e
reconhecidas