2015
Era o nome pelo qual designavam os romanos um dos cômodos das termas onde havia os banhos públicos.
Este quarto era muito quente e cheio de vapor, sendo a água aquecida no hipocausto (uma espécie de porão onde o ambiente era aquecido). Era o local mais quente na sucessão dos quartos de banho das termas. Pela ordem, do caldário passava-se para o tepidário e dali ao frigidário. Dentre os equipamentos ali existentes poderia haver o banho de imersão na água aquecida (no alveus ou solium, espécie de piscina quente ou banheira). Também havia, em algumas das termas, o Laconicum - uma espécie de sauna seca, bastante quente para induzir a sudação.
Hipocausto (latim: hypocaustum)
É uma palavra de origem grega cujo significado literal é "aceso por baixo": hypo significa "sob", "por baixo de" e kaiein, "acender". O hipocausto era um sistema de calefação, geralmente do período romano, em que o ar aquecido numa fornalha (praefurnium) circulava sob o pavimento de um edifício e daí através de tijolos perfurados colocados no interior das paredes.
Heliocaminus
Na antiga Roma, o imperador Ulpiano criou o Heliocaminus, uma lei para garantir ao povo romano do século II d.C. o direito ao sol.
História (do grego antigo ἱστορία, transl.: historía, que significa "pesquisa" "conhecimento advindo da investigação")1 é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. História como termo também pode verificar toda a informação do passado que pode ter sido requerida ou arquivada em todas as línguas por todo o mundo, isto como intermédio de registros.
Por metonímia, o conjunto destes processos e eventos. A palavra história tem sua origem nas investigações de Heródoto, cujo termo em grego antigo é Ἱστορίαι (Historíai). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento