2015
Tipo de Avaliação: AV
Aluno:
Professor: MARCELO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Turma: 9001/AA
Nota da Prova: 6,5 Nota de Partic.: 2 Data: 07/03/2015 11:18:22 (F)
1a Questão (Ref.: 610847)
Pontos: 1,0 / 1,5
O que são system calls e qual a relação com a segurança dos sistemas operacionais? (MAIA, 3ª edição)
Resposta: System calls são chamadas ao sistema para utilizar funcionalidades protegidas do S.O.; ou seja tratase de uma interface entre os processos e o S.O.. Essas chamadas podem ser feitas em dois modos: de usuário, não privilegiado, e kernel, privilegiado. Esses modos de acesso são um mecanismo para garantir a segurança do S.O. e dos recursos de hardware por ele gerenciados.
Gabarito: Pode ser entendida como a porta de entradapara o acesso ao núcleo do sistema operacional e a seus serviços. Para cada serviço disponível no sistema existe uma system call associada e cada sistema operacional tem seu próprio conjunto de chamadas, com nomes, parâmetrose formas de ativação.. A sua importância está relacionada a implementação de mecanismos de proteção aonúcleo do sistema e de acesso aos seus serviços.
2a Questão (Ref.: 62206)
Pontos: 0,5 / 1,5
Existem dois tipos de escalonamento os preemptivos e não preemptivos. Qual a diferença entre eles? Dê pelo menos um exemplo de algoritmo de escalonamento preemptivo e não preemptivo.
Resposta: Os preemptivos possuem algum mecanismo de escalonamento em razão do tempo, ao contrário dos nãopreemptivos. O escalonamento conhecido como FIFO (First in, First out) é do tipo nãopreemptivo; as unidades de escalonamento são organizadas e selecionadas pelo critério de entrada. Já o Round Robin possui o mesmo tipo de organização e seleção, porém implementa um timeslice, ou seja, um tempo limite de permanência e execução no estado EXECUTANDO. Quando o tempo acaba, a unidade de escalonamento é devolvida para o final da fila de PRONTO
Gabarito: No escalonamento