2015 DIGESTORIO GERAL
(Aula sobre o assunto ministrada no dia 30/04/2015 - Profa. Josy Rosa)
1. Generalidades
Para que o organismo se mantenha vivo e funcional é necessário que ele receba um suprimento constante de material nutritivo. Muitos alimentos ingeridos precisam ser solubilizados e sofrer modificações químicas para que sejam absorvidos e assimilados, e nisso consiste a digestão, ou seja, um conjunto de fenômenos que tem por finalidade transformar os alimentos ingeridos em compostos químicos mais simples e assimiláveis pelo organismo.
Ao conjunto de órgãos especialmente adaptados para que estas funções ocorram, denomina-se sistema digestório. Então suas funções básicas são: apreensão, mastigação, deglutição, digestão e absorção de alimentos, bem como a eliminação de resíduos sob forma de fezes.
2. Divisão do sistema digestório
Identifica-se no sistema digestório um canal alimentar, denominado trato (tubo) digestório, e as glândulas anexas.
Os órgãos situados na cabeça, pescoço, tórax, abdome e pelve, por onde o alimento transita e sofre transformações, constituem o trato digestório. Fazendo parte das glândulas anexas estão as glândulas salivares, fígado e pâncreas.
3. Cavidade oral
É a primeira porção do trato digestório.
3.1. Limites
•
•
•
•
•
Anterior: lábios
Latera!: bochechas
Superior: palato
Inferior: músculos que constituem o assoalho da boca.
Posterior: istmo das fauces
3.2. Lábios
Os lábios superior e inferior, são constituídos de músculos e glândulas, e cobertos por pele
(externamente) e mucosa (internamente).
Os lábios, superior e inferior, unem-se no nível do ângulo da boca.
1
3.3. Bochechas
As bochechas, que constituem os limites laterais da cavidade oral, são constituídas por músculos e revestidas internamente por mucosa e externamente por pele.
3.4. Palato
o palato constitui o limite superior da cavidade oral, vulgarmente chamado “céu da boca”. O palato divide-se em palato duro e palato mole (ou véu palatino).
o palato duro corresponde