Trabalho Heloisa 11 05 15
HELOISA aparecida scherette
DA ROTINA À FLEXIBILIDADE
Coxim - MS
2015
heloisa apareida scherette
DA ROTINA À FLEXIBILIDADE
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharel em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividades Interdisciplinares.
Coxim - MS
2015
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz uma análise reflexiva sobre um estudo da história de Henry Ford, homem que inovou o processo de fabricação de automóveis no início do século XX, servindo como referência até hoje pelas suas idéias e ações. Através de pesquisa bibliográfica, procurou-se mostrar como ocorre o processo de inovação nas organizações, tendo como exemplo Ford e seus princípios. Vê-se que a maior contribuição deste estudo é a desvinculação da história de Henry Ford do campo das teorias de administração,encarando suas ações como exemplo do campo da Gestão da Inovação.
2 –DESENVOLVIMENTO
Henry Ford acreditava que a empresa divide-se em dois níveis: planejamento e execução, então desenvolveu um modelo de administração caracterizado pelo trabalho dividido, repetido e contínuo baseados em três princípios:
a) Princípio da Produtividade: aumentar a capacidade de produção de um homem e a redução de custos por meio da especialização e linha de montagem. Assim, o operário pode ganhar mais, um mesmo período de tempo, e do empresário ter maior produção.
b) Princípio da intensificação: diminuição do tempo desde a fabricação da matéria-prima até a colocação do produto no mercado.
c) Princípio da economicidade: reduzir ao mínimo o estoque de matéria-prima.
A partir da década de 1970, a doutrina de Ford passou por uma revisão, o chamado pós-fordismo, as características desse novo modelo foi à adoção da flexibilização das relações de trabalho as de consumo, as empresas partiram para a conquista de mercados