2014
O Vaticano
Bandeira do Vaticano
Encravado na zona norte da cidade de Roma, capital da Itália, o Vaticano é o menor país do mundo. É a sede da Igreja Católica e residência oficial do papa. Seu nome é uma referência a uma das sete colinas da capital italiana.
A população do Vaticano é composta apenas por membros da Igreja Católica e da seleta guarda suíça. No entanto, o país recebe milhares de turistas diariamente, o principal atrativo são os afrescos com cenas do Velho Testamento, pintados por Michelangelo no teto da Capela Sistina. O Vaticano mantém-se com donativos, investimentos de capital e rendas obtidas com o turismo.
Teto da Capela Sistina
O território que compreende o Vaticano foi doado por Pepino (rei dos francos) em 756 d.C. para a Igreja Católica. Porém, o Estado do Vaticano foi oficialmente constituído através do Tratado de Latrão, assinado em 11 de fevereiro de 1929. O ditador italiano Benito Mussolini e o papa Pio XI assinaram o Tratado de Latrão e o de Concordata. Conforme o primeiro, a Itália reconhecia a soberania da Santa Sé sobre o Vaticano e concedeu indenização pelas perdas territoriais. O Tratado de Concordata tornou o catolicismo a religião oficial da Itália, condição revogada somente em 1984.
Após a criação oficial do Estado do Vaticano, sete papas passaram pelo Trono de São Pedro. Atualmente, o chefe do Estado do Vaticano é o papa alemão Bento XVI, cujo nome original é Joseph Ratzinger.
Brasão do Vaticano
Dados do Vaticano:
Extensão territorial: 0,44 km².
Localização: Europa.
Capital: Cidade do Vaticano.
Clima: Mediterrâneo.
Governo: Papado vitalício.
Divisão administrativa: Santa Sé (órgão supremo da Igreja Católica) e Cidade do Vaticano (sede da Igreja).
Idiomas: Italiano e Latim.
Religião: Cristianismo 100% (católicos 98%, sem filiação 2%).
População: 798 habitantes. (Homens: 529; Mulheres: 269).
Densidade demográfica: 1.813 hab/km².
Taxa média anual de crescimento