Frases
Projeto Novos Núcleos de Música SESI-SP, com coordenação geral do maestro João Carlos Martins, dará aulas gratuitas para 2.640 jovens de 6 a 19 anos. Alunos estudarão com o primeiro método nacional de ensino de instrumentos de cordas, voltado exclusivamente à identidade musical brasileira. Os melhores estudantes serão convidados a integrar novas orquestras apoiadas pela instituição.
São Paulo, setembro de 2013 – O SESI-SP lançou o projeto Novos Núcleos de Música SESI-SP. Com coordenação geral do maestro João Carlos Martins, o projeto tem como objetivo formar 22 orquestras em cidades do interior paulista.
Ao todo, 22 centros de atividades culturais do SESI-SP participam do projeto – Americana, Bauru, Boituva, Botucatu, Bragança Paulista, Cajamar, Cerquilho, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Hortolândia, Itatiba, Indaiatuba, Jaú, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Salto, São Caetano, São Carlos, São Roque, Tambaú e Vinhedo.
As aulas são direcionadas aos alunos da rede SESI-SP de ensino, beneficiários da indústria e comunidade em geral com idade entre 6 e 19 anos. Com base na metodologia Alla Corda, desenvolvida por uma década pelo violinista e educador Ênio Antunes, o método será utilizado pela primeira vez no SESI-SP. Trata-se de um pioneiro método de ensino de instrumentos de cordas voltado à identidade musical brasileira.
O objetivo é desmistificar o aprendizado da música a partir da premissa de que todos podem trabalhar seu desenvolvimento musical, independentemente das experiências anteriores e do talento nato. Serão quatro turmas por escola, compostas por 30 alunos cada, que terão aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
O primeiro módulo do curso será ministrado até dezembro de 2014, duas vezes por semana. As inscrições devem ser feitas pessoalmente nas unidades do SESI-SP. É necessário apresentar CPF, RG ou certidão de nascimento. Os menores de 18 anos precisam