2014 O Que um Sistema Operacional e seus virus
È um software que habilita as aplicações e interagem com o hardware de um computador, suas aplicações gerenciam todos os recursos do sistema de forma organizada.
Um vírus de computador é um software desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives, CDs e outros. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.
Também se pode ser infectado por um vírus através de sites contaminados.
Os principais Sistemas Operacionais e seus respectivos vírus são:
Windows:
Time Bomb
Os vírus do tipo "bomba-relógio" são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectando um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido.
Cavalos de Tróia (Trojans)
Inicialmente, os Cavalos de Tróia permitiam que o micro infectado pudesse receber comandos externos, sem o conhecimento do usuário. Desta forma o invasor poderia ler, copiar, apagar e alterar dados do sistema. Atualmente os Cavalos de Tróia procuram roubar dados confidenciais do usuário, como senhas bancárias.
Linux:
Hand of Thief
A RSA detalhou a existência de um vírus grave projetado especificamente para Linux, que rouba informações e impede a updates de antivírus.
Aplle:
Flashback
Ele é semelhante ao