2008
Sobre 2 casos de bullying nas escolas
Rio de Janeiro 31 outubro 2008
É intenso o acesso de usuários ao site Observatório da Infância em busca de informações ou ajuda sobre como proceder em casos de bullying.
Muitas pessoas nos relatam situações que estão vivenciando com os filhos nas suas escolas. A seguir, transcrevemos 2 casos que consideramos exemplares.
O bullying é uma realidade nas escolas brasileiras, mas o assunto ainda é desconhecido pela maior parte da sociedade. Muitas crianças sofrem na escola, e pais e professores ignoram o que está ocorrendo. Em outras situações, os pais esgotam suas tentativas de obter um apoio efetivo da escola.
O bullying na escola é um sério problema, que deveria ser resolvido na escola, com o envolvimento de todos: diretoria, professores, pais e alunos.
Lauro Monteiro
Editor
Bullying e discriminação na escola
Meu filho de 11 anos sofre bullying na escola, a qual não consegue tomar medidas eficazes para eliminar essa prática abominável. Ele já não participa mais do recreio, ficando recluso na biblioteca, para evitar as "zoações" e, conseqüentemente, as brigas nas quais se envolve, pois ninguém é de ferro e ele não tem sangue de barata!
Tenho que aguardar o final do ano letivo para trocá-lo de colégio, pois se o fizesse agora, o prejuízo pedagógico seria enorme. Assim sendo, gostaria de saber se existe, no Rio de Janeiro, algum advogado especializado no assunto, pois estou precisando de orientação legal. Agradeço antecipadamente por qualquer ajuda.
Violência na escola
Gostaria de relatar o caso do meu filho, que está sendo perseguido por um aluno da mesma escola pública que ele.
Há 15 dias o aluno "X valentão", da 6ª série tentou atrapalhar o jogo de vôlei das alunas. Meu filho não permitiu que ele " travasse" a bola. Nisso, o tal "x" partiu com tudo para a agressão física, junto com outros colegas que acompanham o tal "x". Meu filho já caído ao chão, conseguiu se levantar rapidamente e correu por toda a escola, (e os