LE200 Relat rio 05
856 palavras
4 páginas
I - IdentificaçãoUniversidade Estadual de Campinas
Faculdade de Ciências Aplicadas
Relatório de Aulas Práticas de Química Geral
Aula Prática 5 – Estudo Cinético Da Reação Da Acetona Com Iodo
Data de realização do experimento: 18/10/2011 Turma B
Nomes RA
II - Objetivos
Analisar a variação da velocidade da reação entre reagentes pré-determinados quando ocorrem alterações em suas concentrações e na temperatura em que ocorre a reação.
III – Introdução Reação química consiste em uma transformação química em que produtos são formados conforme ocorre o consumo de reagentes. Dentre as evidências da ocorrência de reação, têm-se: alteração de temperatura ou coloração, formação de precipitado, liberação de gás. A cinética química corresponde à área da química que estuda a velocidade das reações, ou seja, quão rápido um reagente é consumido ou um produto é formado; além de estudar os fatores que alteram essa velocidade.
A teoria da colisão diz que para acontecer reação é necessário: colisão entre as moléculas dos reagentes, de modo que a geometria seja favorável à formação do complexo ativado; além da energia adquirida pelas moléculas nas colisões ser maior que a energia de ativação. Essa energia de ativação corresponde a menor energia necessária para que ocorra a reação, ou seja, é a energia necessária para atingir o complexo ativado; este, por ser instável, se desfaz e forma os produtos. Assim, quanto maior a energia de ativação, menor a velocidade de reação. A velocidade de reação é dependente de vários fatores, como: superfície de contato, concentração de reagentes, temperatura e pressão, além da ação de catalisadores. O cálculo da velocidade média da reação obedece à expressão: Vm = ΔConcentração ou massa ou mols (reagentes ou produtos) / ΔTempo. Quando a reação possui mais de uma etapa, a mais lenta é que determina a velocidade da reação global. A temperatura pode alterar a velocidade de uma