2
Política
Teoria Geral do Estado
1sem2015
Roberto M. Inhauser
Conteúdo
I
– Teoria Geral do Estado
1.1. Da sociedade: origem e seus elementos característicos Da sociedade
• CONCEITO – Sociedade é
uma coletividade de indivíduos reunidos e organizados para alcançar um objetivo comum.
Da sociedade
ORIGEM DA SOCIEDADE –
Existe a ideia ou teoria da sociedade natural, fruto da própria natureza humana, bem como a que sustenta que a sociedade é tão-somente a consequência de um ato de escolha.
Da sociedade
TEORIAS DA
ORIGEM DA
SOCIEDADE
TEORIAS DA ORIGEM DA SOCIEDADE
I
- TEORIA DA SOCIEDADE
NATURAL
É a que tem maior número de adeptos e a que exerce maior influência na vida concreta do Estado sem, contudo, excluir a participação da consciência e da vontade humana. TEORIAS DA ORIGEM DA SOCIEDADE
No
século IV a. C., Aristóteles afirmou que “o homem é naturalmente um animal político”.
Para ele só o indivíduo de natureza vil ou superior ao homem procuraria viver isolado dos outros homens sem que a isso fosse constrangido.
TEORIAS DA ORIGEM DA SOCIEDADE
Quanto
aos irracionais, que também vivem em permanente associação, preleciona Aristóteles, constituem meros agrupamentos formados pelo instinto, pois, o homem, dentre todos os animais, é o único que possui a razão, o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto.
TEORIAS DA ORIGEM DA SOCIEDADE
Cícero
afirmava que “a primeira causa da agregação de uns homens a outros é menos a sua debilidade do que um certo instinto de sociabilidade em todos inato; a espécie humana não nasceu para o isolamento e para a vida errante, mas com uma disposição que, mesmo na abundância de todos os bens, a leva a procurar o apoio comum.”
TEORIAS DA ORIGEM DA SOCIEDADE
Não
seriam as necessidades materiais o motivo da vida em sociedade, havendo, independente dela, uma disposição natural dos homens para a vida associativa.
TEORIAS DA ORIGEM DA SOCIEDADE
Complementando Aristóteles, São