2
Segundo Chiavenato (2004) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
A melhoria de alinhamento estratégico de recursos humanos sugerido diz respeito ao direcionamento da função RH às prioridades estratégicas da organização, à coerência das práticas adotadas pela área com os objetivos estratégicos da empresa, e à adequação da estrutura de RH às demandas estratégicas da organização. Segundo Gubman (1999), para efetivar a gestão estratégica de talentos é necessário criar meios para relacionar a estratégia às pessoas. É fundamental que a empresa assegure o alinhamento entre o comportamento de seus talentos e sua identidade estratégica. Gubman (1999, p.33) afirma que a identidade estratégica “é o modo característico pelo qual sua empresa formula estratégias, opera, vai ao mercado e trata os empregados – sua personalidade estratégica, se assim o preferir”. O autor ressalta a importância da sintonia entre o modelo de gestão de pessoas e as opções estratégicas da organização. Aos profissionais de RH cabe desenvolver uma visão sistêmica e compreender claramente a estratégia da empresa, as prioridades e os processos através dos quais a organização cria valor. A partir dessa compreensão, os profissionais de RH devem adequar políticas, sistemas e produtos para que dêem suporte à estratégia organizacional.
Para assegurar sua relevância estratégica, é fundamental que a área de RH efetue seu planejamento e determine suas prioridades estratégicas em total consonância com a estratégia corporativa. Albuquerque (2002, p.41) afirma que “a