Drogas E A M Dia
Grupo:
Caian Lemos
Caio Barros
Daniel Uzeda
Débora Novaes
Felipe Diniz
Gabriel Coelho
IX – As Drogas
Droga, em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias. O termo “droga” referese, geralmente, a substâncias psicoativas. São classificadas como: perturbadoras, depressoras, estimulantes e drogas mistas. Podem ser inaladas, injetadas ou ingeridas. A produção de drogas é feita, geralmente, com plantas e distribuída, muitas vezes, ilegalmente e para jovens. Pode gerar disfunção cerebral e pode tornar o usuário depressivo, além da possibilidade de matá-lo por overdose.
O que é o vício?
O vício é a dependência que a droga traz a uma pessoa, tornando-se necessária em sua vida e fazendo-a tomar diversas atitudes, inclusive violentas, para adquirir uma dose e muitas vezes, levando até ao roubo. A droga pode fazer com que o usuário se exclua da sociedade e com que o mesmo agrida outras pessoas. Na maioria dos casos, as drogas são ilegais, mas em alguns países elas são legalizadas. Papel da mídia perante as drogas
A mídia pode apresentar pesquisas sobres as drogas, visando alertar a população sobre os problemas que a droga pode trazer caso optem pelo seu uso. É importante mostrar os resultados dessas pesquisas em programas televisivos, em redes sociais, jornais online, revistas, etc. Dessa forma, seria possível prevenir o ingresso das pessoas na vida das drogas.
Esmeralda e as drogas
Esmeralda, durante a sua vida, envolveu-se com diversas drogas, como por exemplo o crack e a cola. Ela as utilizava para “fugir” do mundo real, muitas vezes porque sentia frio, fome, tristeza ou solidão e, ao utilizá-las, esquecia todos os seus problemas. Isso acontece porque a droga tem efeitos cerebrais, ou seja, atua no sistema nervoso, possibilitando os usuários de enxergarem coisas inexistentes ou pensarem em coisas sem nexo. Era uma forma de preencher o vazio que ela sentia.
Depois de um tempo, Esmeralda passou a se