2 A Tica No Mundo Da Empresa
Datam-se nos finais dos anos 1960, o começo das discussões sobre ética empresarial, isso se deu após escândalos no mundo empresarial norte-americano. A partir de 1980 começou a surgir os seminários e cursos sobre a ética nos negócios, e a disciplina de “ética” foi inserida em várias universidades, a Europa, Bélgica, Itália, Espanha, França e Inglaterra também trilhou este mesmo caminho.
2.1 Ética nos negócios, impostura ou realidade?
A ética e os negócios não faziam uma boa associação, a comprovante desta afirmação se dava pela relação que envolvia a ética era que no mundo dos negócios a concorrência acontecia da maneira pesada e desleal. Ficando assim difícil pedir aos empresários que usassem a ética nas suas atividades. Esse processo de mudança começou a acontecer nos anos de 1980, na atualidade falarmos em ética é uma ideia aceita pela comunidade empresarial. A sociedade exerce um papel fundamental na ética, principalmente com restrições a empresas, quando se sente lesado.
2.2 Definindo a ética empresarial
Partindo do pressuposto a ética empresarial é “ o comportamento da empresa entendida como lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade” ( Moreira, 1999,p.28). A ética é aquela que cumpre com os suas obrigações honestamente e mantém uma forma amigável com os envolvidos.
2.3 Etapas da formação moral de uma empresa
Ética empresarial é uma ação, um processo que é conquistado aos poucos. Para evolução moral de uma empresa há cinco etapas:
Corporação amoral
O importante é o sucesso da empresa, sem pensar no bem comum dos empregados.
Corporação legalista
Adotam algumas leis de éticas, apenas para evitar alguns problemas legais.
Corporação receptiva
Tenta mostrar-se responsável, mas pela conveniência e não porque é certo.
Corporação ética que aflora
É o reconhecimento da existência de um contrato social e a sociedade em geral, se preocupando em manter boas