2 Vírus MED OK
Como você deve ter percebido ao estudar a classificação dos seres vivos, os vírus não se enquadram em nenhum dos cinco reinos.
Isso acontece porque os vírus não possuem organização celular, apenas apresentam uma organização molecular. Isso faz com que eles não consigam realizar atividades metabólicas sozinhos, apenas se estiverem no interior de outra célula
– são parasitas intracelulares obrigatórios.
2. Ribovírus – são vírus de RNA. Ex.: gripe, mosaico do tabaco, raiva.
Apresentam três características básicas:
• Possuem ácidos nucléicos e proteínas;
• São capazes de se autoduplicarem;
• Sofrem mutações.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Os vírus são seres ultramicroscópicos. Enquanto que as células medem, em geral, cerca de 1 micrômetro, os vírus medem entre 10 e 30 nanômetros. Suas características só puderam ser estudadas após a construção do microscópio eletrônico, através de testes bioquímicos e com o uso de raio-X.
São constituídos por uma cápsula envolvente, formada de proteína (capsídio) que abriga uma molécula de ácido nucléico, o DNA ou RNA. Pode haver mais de uma molécula de ácido nucléico no mesmo vírus.
Alguns vírus podem apresentar externamente ao capsídio, uma camada bimolecular lipídica, mucopolissacarídeos e proteínas virais, responsáveis pela especificidade do vírus ao tipo de célula que ele parasita.
Como já dissemos, são parasitas intracelulares obrigatórios, já que não possuem toda a matéria prima necessária para realizarem seu metabolismo. Ao se instalarem numa célula, utilizam os componentes celulares que lhes faltam para realizar o metabolismo e se reproduzirem. Fora de uma célula eles não são capazes de realizar essas funções.
Vírus do mosaico do tabaco
3. Arbovírus – são aqueles transmitidos por meio de insetos silvestres, como acontece com a dengue e a febre amarela. A transmissão pode ocorrer para animais e para o homem. Os arbovírus podem ter tanto DNA como RNA.
4. Retrovírus – são vírus de RNA que “têm a capacidade” de fazer a transcrição