2 ULCERA POR PRESS O RESUMIDA Vers O Alunos 2014 OUTUBRO
Membro do Grupo Interdisciplinar do Cuidado de Pessoas com Feridas HU/UFSC1
ÚLCERAS POR PRESSÃO
É uma lesão localizada na pele e/ou no tecido ou estrutura subjacente, geralmente sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão isolada ou de pressão combinada com fricção e/ou cisalhamento .
(NPUAP apud CALIRI , 2010)
2
ÚLCERAS POR PRESSÃO
São lesões causadas “pela interrupção do suprimento sanguineo para a área, geralmente provocada por pressão, cisalhamento ou fricção, ou uma combinação desses fatores” .
(DEALEY ,2008, p. 121)
A intensidade da pressão é coadjuvante na sua formação.
Pode atingir : desde a camada mais superficial da pele, indo até músculos, tendões e estrutura óssea. 3
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA
São lesões frequentemente encontradas em pacientes
graves agudos ou hospitalizados crônicos, ou em locais de institucionalização, onde permanecem por um longo período, realidade esta presente em vários locais de assistência em saúde, sendo a prevenção um desafio para a assistência de enfermagem. Fonte figura: http://www2.eerp.usp.br/site/grupos/feridascronicas
4
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA
Estudos prospectivos:
• Estudo realizado em um hospital de ensino (HU-USP) em 2005, unidades de UTI, Cirúrgica, médica, e cuidados semi-intensivos (UCSI), que possui o SAE implantado desde sua abertura em 1982. De 211 pacientes de rico acompanhados em 3 meses, mostrou:
- 84 pacientes desenvolveram 134 UP = incidência global de 39,8%, sendo que a C. médica apresentou o maior índice, seguida da UTI, CC e UCSI.
- o índice elevado tinham relação com a idade média elevada, pele mais expostas a umidade, mais dependência e menor força física para a mobilidade.
(ROGENSKI, SANTOS, 2005)
5
Estudos prospectivos:
• Estudo realizado em uma unidade neurológica do Hospital
São Paulo em 2009, com o objetivo de conhecer a incidência de UP em pacientes no no pré e pós-operatório.
De 60 pacientes de cirurgias eletivas sem UP prévia,