2 REA OES
Alunos: Matheus Alves, José Onésimo e Luiz Fillipe Paraguai
Turma: PT1C - PROF.: Vinícius
EXPERIÊNCIA 2 - Reações Químicas
Introdução: Reações químicas são fenômenos em que uma ou mais substâncias são transformadas em outra(s), gerando efeitos como aumento ou redução da temperatura, liberação de gases e mudança de cor. Equação química é uma representação simplificada das mesmas e pode ser escrita de várias maneiras, por exemplo, na forma molecular, iônica entre outras. Além disso, as equações mostram o estado físico das substâncias envolvidas e as condições nas quais a reação ocorreu (temperatura e pressão) e a mesma deve estar balanceada em relação as massas e as cargas envolvidas. É de grande importância saber representar as equações uma vez que elas são uma maneira de representar o que ocorre em uma reação química.
Objetivos: Conhecer alguns dos tipos mais comuns de reações químicas e comprovar sua ocorrência por meio de aspectos visíveis e/ou sensíveis.
Procedimento 1:
* Colocou-se cerca de 0,5g de KLCO3 em um tubo de ensaio;
* Adicionou-se uma pequena quantidade de MnO2 e misturou-se as duas substâncias;
* Segurou-se o tubo de ensaio com uma pinça de madeira e aqueceu-se a mistura com chama do bico de Bunsen;
* Com um palito em brasa, verificou-se se o gás produzido e liberado na extremidade do tubo alimentava a combustão;
* Esperou-se o tubo esfriar, adicionou-se 5,0mL de água destilada e agitou-se a mistura. Deixou-se decantar;
* Após a decantação, transferiu-se, com auxílio de um conta gotas, a solução transparente e incolor para outro tubo de ensaio e adicionou-se a este tubo 2 gotas de solução de nitrato de prata.
Resultados e discussão: Quando a mistura de KClO3 e MnO2 foi aquecida, ocorreu a liberação de um gás. Ao colocar um palito em brasa sobre o tubo de ensaio durante a reação, pôde-se verificar a alimentação da