2 POCA MEDIEVAL
HUMANISMO
conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Época de transição entre a Idade Média e o Renascimento (século XV e início do XVI). Surgiu na Itália. O antropocentrismo (homem é o centro de tudo) norteou o desenvolvimento intelectual e artístico desta fase. Enaltecia a cultura da Antiguidade Clássica.
Pensamento humanista ≠ pensamento religioso
Transformações:
surgimento de uma nova classe social: a burguesia; burguesia, nobreza e Igreja dividem o poder; desaparecimento do regime feudal; teocentrismo perde espaço para o antropocentrismo; Galileu Galilei comprova a teoria heliocêntrica (Sol- centro do sistema planetário), defendida anteriormente por Nicolau Copérnico grandes navegações; “status” econômico mais valorizado que o título de nobreza.
Autores italianos de destaque:
Dante Alighieri (Divina Comédia), Petrarca (Cancioneiro) e Bocaccio (Decameron).
Decameron
As circunstâncias descritas em Decamerão têm o senso medieval de numerologia e significados místicos. Por exemplo, é amplamente acreditado que as sete moças representam as Quatro Virtudes Cardinais (Prudência, Justiça, Fortaleza, Temperança) e as Três Virtudes Teologais (Fé, Esperança e Caridade). E mais além é suposto que o os três homens representam a Divisão da Alma em Três Partes (Razão, Ira e Luxúria) da tradição helênica.
Trecho da obra Decameron (trata da Peste Negra)
“...tínhamos já atingido o ano ... de 1348, quando, na mui importante cidade de Florença... sobreveio a mortífera pestilência... nenhuma prevenção valeu, baldadas todas as providências dos homens... Nem conselho de médico, nem virtude de mezinha alguma parecia trazer a cura ou proveito para o tratamento.
POESIA
Em 1516 foi publicada a obra “Cancioneiro Geral”, uma coletânea de poemas de época que resume 286 autores que tratam de diversos assuntos em poemas amorosos, satíricos, religiosos entre outros. A