2 Estrutura At Mica
AULA 2 – ESRUTURA ATÔMICA
1 OBJETIVOS
Compreender a estrutura molecular, ligações químicas e o efeito de suas forças e a relação entre as interações e propriedades nos materiais.
2 CONTEÚDO
Estrutura dos materiais: relevância tecnlógica;
Ligações atômicas;
Energias de ligação e distância interatômica.
3 ESTRUTURA DOS MATERIAIS
Assim como a composição química, a estrutura de um material tem grande influência sobre suas propriedades.
A estrutura dos materiais pode ser compreendia em vários níveis: estrutura atômicas, arranjos atômicos de longo e de curto alcance, nanoestrutura, microestrutura e macroestrutura.
Os engenheiros envolvidos em aplicações convencionais precisam compreender a estrutura tanto em nível micro como macro. Se considerar átomos e arranjos atômicos como os constituintes básicos dos materiais avançados, teremos de entender a estrutura em nível atômicos e nanométrico. Há vários dispositivos recentes e de alta tecnologia que utilizam sistemas microeletromecânicos (MEMS) e nanotecnologia. Como resultado, conhecer a estrutura dos materiais em nanoescala é também muito importante em aplicações de alta tecnologia. 4 LIGAÇÕES QUÍMICAS
A ligação atômica é determinada, em parte, pela forma como os elétrons de valência interagem entre si. Há ligações metálicas, covalentes, iônicas e de van der Waals. A maioria dos materiais tem ligações mistas.
Ligações metálicas se formam quando os elétrons de valência de átomos de elementos de baixa eletronegatividade participam da “nuvem” de elétrons que envolve todos os átomos metálicos. Essas ligações são não direcionais e relativamente fortes. Como resultado, grande parte dos metais puros apresenta módulo de Young elevado e boa ductilidade. Em geral, os metais são bons condutores de calor e eletricidade, além de refletirem a luz visível.
5
Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia
Quando aplica-se uma voltagem elétrica a um metal, os elétrons no