2 Est Gio SISTEMA NERVOSO CENTRAL SNC
FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA
P1 - (1º ESTÁGIO)
MATÉRIA: NEUROANATOMOFISIOLOGIA I
PROFESSORA: GUILHERME JORGE STANFORD DANTAS
SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC)
É constituído pelo encéfalo – massa nervosa situada na caixa craniana e pela medula espinhal – filamento nervoso que percorre o interior da coluna vertebral. No encéfalo, os corpos celulares dos neurônios situam-se na região superficial, constituindo a chamada substância cinzenta. Na região mais interna, situam-se os prolongamentos das células nervosas, que formam a substância branca. Na medula espinhal, esta disposição inverte-se a substância cinzenta situa-se internamente a medula, e a substância branca situa-se em posição externa.
O encéfalo apresenta as seguintes regiões: cérebro, cerebelo e tronco encefálico.
Todas as partes do encéfalo, bem como a medula espinhal, são envolvidas por três membranas de tecido conjuntivo, as meninges. O espaço entre as meninges e as cavidades do encéfalo e da medula é preenchido pelo liquido cefalorraquidiano (ou liquido cérebro-espinhal).
O cérebro ocupa quase toda a caixa craniana. Sua superfície externa – o córtex cerebral - é dotada de uma série de sulcos e giros (circunvoluções) que aumentam consideravelmente sua superfície. O córtex governa as ações voluntárias do indivíduo, além de comandar atos inconscientes e abrigar centros nervosos relacionados aos sentidos, memória, pensamento e inteligência. O cérebro tem duas metades, os hemisférios cerebrais direito e esquerdo. A conexão entre os hemisférios é feita pelo corpo caloso. A região do cérebro composta pelos giros e sulcos é chamada de telencéfalo e localiza-se acima do corpo caloso, abaixo do corpo caloso fica localizada a
região do cérebro chamada de diencéfalo, que é subdivido basicamente em tálamo e hipotálamo. O tálamo compreende duas massas ovóides encaixadas na base do corpo caloso.
Acredita-se que o tálamo atue como uma estação integradora e retransmissora de
impulsos