2 AULA 1 A
A palavra empreendedor tem origem na palavra francesa, entreprendre , que significa "a empreender”. Em um contexto de negócios, que significa começar um negócio. O dicionário Merriam-Webster apresenta a definição de um empreendedor como aquele que organiza, gerencia e assume os riscos de um negócio ou empresa.
O empreendedor é uma pessoa com a mentalidade de querer transformar idéias de valor em algo rentável. Em comparação com as definições tradicionais, é mais do que criar ou dirigir uma empresa é mais do que a inovação é mais do que ser valente e é mais do que avançar incansavelmente para conseguir o que queremos alcançar. No outro extremo de definições, qualquer pessoa que quer trabalhar para si mesmo é considerado para ser um empreendedor.
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
CONCEITO
A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.
Entretanto, foi o economista francês Jean-Baptiste Say, que no início do século XIX conceituou o empreendedor como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno. Mais tarde, o austríaco Joseph Schumpeter, um dos mais importantes economistas do século XX que definiria esse indivíduo como o que reforma ou revoluciona o processo “criativo-destrutivo” do capitalismo, por meio do desenvolvimento de nova tecnologia ou do aprimoramento de uma antiga – o real papel da inovação. Esses indivíduos são os