Contra Capa E Trabalho Td
Neste trabalho vou falar sobre a anatomia e a fisiologia da criança. Nela contendo tudo sobre um recém-nascido e uma criança desde o nascimento ate a puberdade. Falando sobre o seu crescimento, formação dos ossos, órgãos e formas fisiológicas.
Seu principal objetivo é mostrar a mudança que tem em nosso corpo desde o nascimento até a fase adulta.
2 ANATOMIA DO RECÉM-NASCIDO E DA CRIANÇA
São considerados recém-nascidos os indivíduos a partir da data de seu nascimento até o primeiro mês pós-natal. Já o termo infância é reservado à fase que cumpre os meses e anos seguintes, até a puberdade, ao redor dos 12 a 14 anos.
Os recém-nascidos e as crianças apresentam proporções, tamanhos, formatos e volumes de regiões, órgãos e estruturas distintos relacionados às necessidades adaptativas exigidas. No neonato, os membros superiores e inferiores são proporcionalmente iguais em comprimento até cerca de dois anos de idade, quando então começam a se diferenciar. Os inferiores se alongam, chegando à idade adulta cerca de 1/6 mais longos que os superiores. No membro superior, observa-se que os corpos dos ossos longos e escápula já têm ossificação ao nascimento, porém as epífises se diferenciarão em seus diversos acidentes ósseos. No correr do primeiro ano de vida, surgem à cabeça, o tubérculo maior e o capítulo do úmero e o processo coracóide na escápula. Os outros detalhamentos se desenvolverão ao longo dos próximos anos até a puberdade. O mesmo ocorrendo com os ossos carpais. O primeiro a surgir é o capitato, seguido pelo hamato nos quatro primeiros meses de vida.
A partir do segundo ano, os outros ossos progressivamente aparecem até ao redor dos oito a doze anos o pisiforme, o último, dar sinais de ossificação. No membro inferior, ao nascimento os corpos ósseos estão visíveis, porém no primeiro ano se projetam a cabeça do fêmur, as extremidades distais de tíbia e fíbula. Ao longo dos próximos anos até a puberdade, o restante das