1º capítulo de teoria da administração
1ª Questão: Por que é importante estudar as teorias administrativas e organizacionais?
Para entendermos o contexto histórico em que elas se desenvolveram e podermos compreender melhor o desenvolvimento nos dias atuais. Além do mais as teorias influenciam a prática, servindo como guia para as decisões da administração. As teorias influenciam a forma como enxergamos as pessoas, as organizações e o meio em que elas estão inseridas. As teorias servem como fonte de compreensão e/ou previsão de práticas observadas nas organizações.
2ª Questão: Como o contexto histórico influencia o surgimento de cada uma das escolas de pensamento apresentadas neste capítulo? De exemplos.
A escola clássica marca os primeiros estudos sistematizados acerca da administração dando inicio a sua demarcação como uma nova disciplina. Correntes de pensamentos que desafiaram os pressupostos simplistas da natureza humana integram a chamada escola comportamental de administração. A escola comportamental é uma denominação genérica do conjunto das contribuições teóricas e empíricas que buscam analisar o impacto do comportamento humano nas organizações.
A escola quantitativa é uma corrente de pensamentos que utiliza técnicas matemáticas e estatísticas na análise de modelos complexos, de forma a auxiliar a resolução de problemas organizacionais. A escola contingencial é outra corrente de pensamento administrativo surge na segunda metade do século XX influenciada pela crescente conscientização do impacto do ambiente externo nas organizações.
3ª Questão: Quais as principais diferenças entre as contribuições que compõem a escola clássica de administração? Por que a administração científica e a gestão administrativa são estudadas no âmbito da mesma escola?
A clássica é a classificação técnica, prática de uma empresa seu contexto é voltado a mecânica da organização a outra é relativa no comportamento administrativo, não sendo possível