1ª União Europeia
A União Europeia é uma parceria econômica e política de características únicas entre 27 países europeus que, em conjunto, abrangem uma grande parte do continente europeu.
O projeto europeu deu os primeiros passos no rescaldo da Segunda Guerra Mundial. O seu principal objetivo era o reforço da cooperação econômica, partindo do pressuposto de que os países com relações comerciais estreitas são economicamente dependentes e que tal ajuda a evitar os conflitos.
Desde então, a UE tornou-se um grande mercado único com uma moeda comum, o euro. Aquilo que começara como uma união puramente econômica converteu-se numa organização ativa em inúmeras áreas, que vão desde a ajuda ao desenvolvimento até ao ambiente.
Durante meio século, a UE foi um garante da paz, da estabilidade e da prosperidade, ajudou a melhorar os níveis de vida e criou uma moeda única. Graças à eliminação dos controles nas fronteiras entre os países que a constituem, as pessoas possa agora circular livremente praticamente por todo o continente. Também passou a ser muito mais fácil viver e trabalhar noutro país da UE.
A UE baseia-se nos princípios do Estado de Direito. Isto significa que todas as medidas tomadas pela UE assentam em tratados, que foram voluntária e democraticamente aprovados por todos os países membros. Neles estão consagrados os objetivos da UE em numerosos domínios de intervenção.
Um dos seus objetivos centrais é promover os direitos humanos tanto na UE como no resto do mundo. A UE assenta nos valores da dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de Direito e respeito pelos direitos humanos. Desde a assinatura do Tratado de Lisboa, em 2009, todos esses direitos estão reunidos num só documento, a Carta dos Direitos Fundamentais. As instituições europeias têm a obrigação legal de respeitá-la, bem como os países da UE sempre que apliquem a legislação europeia.
O mercado único é o principal motor da economia europeia, permitindo a livre circulação