1guerra
RIVALIDADE ENTRE ESTADOS EUROPEUS:
Inglaterra e Alemanha – indústria inglesa sofria concorrência dos produtos alemães nos mercados internacionais; a Alemanha precisava de colónias para obter matérias-primas e escoar os seus produtos.
França e Alemanha – França desejava recuperar os territórios da Alsácia e da Lorena, perdidos em 1871 a favor da Alemanha.
Rússia e Império Austro-Húngaro – ambos os estados procuravam impor a respetiva influência política na região dos Balcãs. Os nacionalistas eslavos (croatas, eslovenos) desejavam libertar-se do Império Austro-Húngaro, a Rússia – protetora dos eslavos – pretendia dominar os estreitos do Mar Negro; Por sua vez, a Sérvia – estado balcânico independente – pretendia formar um estado alargado com os seus vizinhos.
FORMAÇÃO DE ALIANÇAS E O DEFLAGRAR DA GUERRA:
As rivalidades económicas e políticas entre os vários estados europeus provocaram uma corrida aos armamentos, era a chamada paz armada. Para assegurar proteção foram seguidas políticas de alianças.
Tríplice Aliança (1879, 1882) – Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.
Tríplice Entente (1892-1893, 1907) – França, Rússia e Reino Unido.
PERIGO DO SISTEMA DE ALIANÇAS:
O sistema de alianças era perigoso para garantir a segurança da Europa, pois em caso de conflito entre dois países de uma dada aliança, os restantes membros da mesma tinham de prestar apoio militar ao respetivo aliado, o que trazia o perigo de alargamento de um conflito regional a toda a Europa, e isto veio a acontecer nos Balcãs no verão de 1914…
Desencadear da 1ª Guerra – qual o acontecimento que levou ao início da 1ª Guerra Mundial? – No dia 28 de junho de 1914, em Sarajevo (na Bósnia) o arquiduque Francisco Fernando, príncipe herdeiro da coroa da Austria-Hungria, foi assassinado por um estudante nacionalista da Sérvia. Um mês depois, não satisfeita com a resposta ao ultimato entretanto enviado, a Áustria declarava Guerra à Sérvia, assim começava a