1984 - geoge orwel

2061 palavras 9 páginas
Nome: Natasha Luana Costa Dantas 1ºNC Mat. 201419568

1984 – George Orwell

A livro retrata uma época que para nós, há muito já se foi, mais quando foi escrito ainda e tratava, de um futuro distante.
Winston, é o personagem principal do livro e um homem silenciosamente revoltado com as condições politicas de seus país, que era a de total prisão em sua vida.
Ele era membro de um partido externo, um partido único, que controla todos os aspectos da vida de seus cidadãos.
Winston era funcionário do ministério da verdade, e tinha como função reescrever, alterar dados e destruir incinerando as informações que pudesses de alguma maneira contradizer as verdades do partido, nada muito diferente de um jornalista ou historiados, mais na realidade sua função é uma crítica a fabricação da verdade pela mídia, e da ascensão e queda de ídolos de acordo com aqueles interesses. Winston entendia que adulterava a verdade, e por muito tempo guardou para si, mais aos poucos começava a se questionar calado e solitário com relação a opressão que os partidos exerciam sobre os cidadãos, mais o medo de comentar algo era um dos trunfos do partido para o controle total da população.
Esse controle total era imposto de uma maneira rígida naquele país, se alguém pensasse diferente, expusesse sua opinião de modo contrário ou agisse de maneira suspeita, poderia decretar o seu fim, mais não apenas saindo de um programa de tv com o bolso cheio de dinheiro, mais sim desaparecer de fato, pois agir dessa maneira era considerado crime ‘’crimeidéia’’ que de acordo com o livro era o crime de ideia em novílingua, e de acordo com as regras do partido quem o cometesse seria capturado pela polícia do pensamento, era vaporizado e desaparecia. Tanto o vizinho quanto os próprios filhos eram incentivados a denunciar a policia do pensamento caso soubesses e alguém que estava cometendo tal crime. Esse tipo de punição era muito comum nos regimes totalitários que é um tipo de sistema político no

Relacionados