1980
O Serviço Social na década de 1980 passou por mudanças significativas. O movimento da reconceituação foi a expressão de ruptura com o Serviço Social tradicional e conservador. O movimento da reconceituação trouxe para os assistentes sociais a identificação político ideológica da existência de dois lados. A partir do movimento da reconceituação, ocorrido na década de 1980, o Serviço Social mudou e vem contribuindo para grandes avanços em diferentes campos de ação profissional dos Assistentes Sociais. Estrangeiras (americanas) quase a mesma época que ocorreu no Brasil.
O assistente social tem o desafio à capacidade de elaboração teórica, produzir conhecimentos nas políticas públicas, onde o desafio é criar condições para o fortalecimento das políticas dos programas para uma estabilidade social inclusa para todas as idades. Para temos uma sociedade digna.
Hoje temos ONGs (ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS) um amplo e diversificado campo que qualifica a sociedade em diversas áreas.
Houve grandes avanços nesse campo de atuação profissional na qual sua gênese se caracterizou fundamentalmente pela caridade a beneficência e a filantropia ligadas igreja católica que desde o principio de sua existência sempre se preocupou com o bem estar do ser humano.
Durante o passar dos anos ocorreram muitas mudanças na área de Serviço Social.
Grande parte delas foi positiva, foi o passar do assistencialismo para uma atuação que foi vista por direitos sociais. As principais mudanças ocorridas podem ser evidenciadas a partir do momento em que a saúde mental deixa de ser tratada como uma prática manicomial, onde as pessoas eram trancafiadas em qualquer lugar, sendo tratadas apenas sob a ótica da doença e da medicação. Hoje a saúde mental alcançou patamar de política pública, e dessa forma sua execução passou a ser uma responsabilidade do Estado, levando em consideração a sua promoção, prevenção e o cuidado associado aos demais aspectos que envolvem