1960 A 1980 SERVI O SOCIAL
O presente trabalho visa o estudo acerca do período de 1960 a 1980, sobre as políticas sociais da época e o como o serviço social veio a se desenvolver neste período.
O trabalho busca ainda as características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980, além das posturas do serviço social frente às políticas sociais naquele período, através dos avanços e retrocessos da categoria.
O mesmo ainda faz referencia o comportamento dos profissionais de Serviço Social no período de 1960 a 1980 que ao longo das décadas passam por modificações profundas e primordiais para a efetivação da categoria e para o entendimento da prática do serviço social atual.
Aponta ainda para os principais marcos do serviço social no período pós-64 através do contexto histórico de José Paulo Neto em sua obra Ditadura e Serviço Social: Uma análise do serviço social no Brasil pós-64.
Neste cita-se os principais encontros e debates que vem mudando o serviço social ao longo de décadas com destaque para Sumaré, Teresópolis, Sumaré, Alto da Boa Vista e o Método de B.H, estes passando por três direções que vão desde uma perspectiva modernizadora , a reatualizarão do conservadorismo, até a intenção de ruptura que serão citados ao longo do trabalho. E finalmente ressaltar o as considerações o conteúdo apresentado na psicologia social.
DESENVOLVIMENTO
De acordo Pereira (2012), aponta para as décadas de 1960 a 1980 o assunto político brasileiro passou por inúmeras mudanças nos mais diferentes campos, através de movimentos sociais que marcavam a luta dos trabalhadores em busca de direitos sociais.
Neste contexto passa a se analisar o desenvolvimento econômico e social do país, mas se observou uma forte transformação na área social e cultural do Brasil.
José Paulo Neto em sua obra Ditadura e Serviço Social: Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64, aponta para renovação do serviço social sob a autocracia burguesa, onde há a formação dos quadros técnicos da profissão.