didatica
A) Primórdios da didática: o período de 1549/1930.
Os jesuítas foram os principais educadores. Educação não era considerada importante. Servi para dominar colônias, índios e negros foram catequizados e a elite da época foi instruída.
Ratio studorum foi um plano de instrução que veio para o Brasil, adotados por todos os jesuítas onde seu ideal era forma homem universal, humanista e cristão.
A ação pedagógica era marcada pela formas dogmáticas do pensamento, contra o pensamento critico. Os alunos repetiam o que o professores falavam ou escrevia.
Com o tempo surgiu “a ‘‘escola nova” onde as idéias pedagógicas tradicionais são suplantadas pela versão moderna. Com a criação da ABE ( associação Brasileira de Educação) em 1924, ganha força e a pedagogia tradicional, onde não consegue a hegemonia burguesa e atender ás suas exigências de progresso econômico e político.
B) O período de 1930/1945.
A partir da década de 30, a sociedade brasileira sofreu profundas transformações, crises cafeeira, conflitos de forças econômicas e políticas. No governa Vagas, instituiu o Ministério da Educação e Saúde Pública. Em 1932 é lançado manifesto dos pioneiros da “Escola Nova” reconstrução social da escola na sociedade urbana e industrial.
Educação é percebida como instrumento de Ação política contra a ordem vigente, recomposição do poder político.
Efetivou se a Reforma Francisco Campos, adoção do regime universitário para o ensino superior como a organização da primeira universidade brasileira.
A origem da didática como disciplina dos cursos de formação de professores á nível superior. Até 1939, faculdades filosofia e de educação formavam professores para lecionar no curso secundário.
Em abril de 1939, o decreto lei n° 1190 estendem a formação superior de professores ao ramo de ensino normal. Em 1937, ao assumir o poder com auxilio dos militares, Vaga implanta o estado novo, foi até 1945.
C) O período de 1945/1960.
Um período em que começava haver uma