19248 CYNARA XAVIER TEIXEIRA 20130630092338000000 ECR
296 palavras
2 páginas
FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHOEDUCAÇÃO FÍSICA
ESTUDO COMPLEMENTAR
TREINAMENTO DESPORTIVO
PROF. Miguel
NOME: Cynara Xavier Teixeira
5º Período
UBÁ
2013
FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHO
NOME: CYNARA XAVIER TEIXEIRA 5º PERÍODO
ESTUDO COMPLEMENTAR
ARTIGO: CARACTERÍSTICAS DA PERIODIZAÇÃO EM ESPORTES COLETIVOS: UMA REVISÃO CRÍTICA.
ARTIGO: ADEQUABILIDADE DOS PRINCIPAIS MODELOS DE PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO ESPORTIVO.
A periodização é feita como forma de organização, o treinamento esportivo sofre adaptações onde tenta manter em homeostase. Quando o organismo sofre um estimulo a primeiro momento o organismo tenta adaptar e surge resposta positiva ou negativa.
Nesse caso, a melhor maneira de se ter resultados é utilizando o meio de periodização. O mesmo prepara o atleta fisicamente e psicologicamente tendo uma capacidade trabalhada em força máxima, resistência, capacidade aeróbica principalmente, agilidade, potencia entre outras qualidades físicas presentes na periodização. Todas as qualidades físicas são voltadas para um objetivo que necessitam de uma adaptação fisiológica.
A periodização é classificada como preparação básica ou geral, preparação especifica período competitivo e por fim o período de transição. Podem ser classificada também como periodização simples, dupla ou tripla. Cada uma delas necessita das qualidades físicas para o treino do atleta.
Para uma periodização é preciso dominar as necessidades fisiológicas e as principais fontes energéticas utilizadas pelo esporte, para assim utilizar nos métodos para cada fase.
No outro artigo, o foco era descobrir qual era a melhor periodização, uma das formas utilizadas foi: Índice de Adequabilidade para a totalidade dos artigos considerados, Percentis característicos dos pontos de corte de cada quartil, do grupo controle, Resultados do Índice de Adequabilidade (IADEQ) e do conceito, para os diferentes modelos de periodização, Resultados do Tamanho Efeito (TE) de cada modelo