186855080272

535 palavras 3 páginas
MATERIAIS TÊXTEIS UILIZADOS NA FABRICAÇÃO DE CALÇADOS

O termo têxtil engloba uma vasta gama de materiais susceptíveis de serem transformados em fios e estes posteriormente transformados em tecidos. Esses materiais são, essencialmente, todos os tipos de fibras, sejam de origem natural (fibras de origem vegetal, animal ou mineral), sejam de origem química (fibras artificiais e fibras sintéticas).
Os fios e os tecidos obtidos são utilizados na fabricação de diversos artigos industriais, nas indústrias da borracha, automóvel, construção civil, vestuário e calçado, entre outras.
As fibras têxteis são geralmente classificadas nos dois grandes grupos já referidos: fibras naturais e fibras químicas (fibras artificiais e fibras sintéticas).
O fio pode definir-se com um conjunto de fibras, agrupadas ou torcidas, de comprimento relativamente longo, que pode ser utilizado no fabrico de tecidos e na confecção de vários produtos (linhas de coser, por exemplo).
Os fios, como unidades estruturais básicas, podem ser ainda reunidos em grupos constituídos por dois ou mais fios, torcidos de determinada maneira, constituindo assim os chamados cabos ou cordas.
Na Indústria de calçado apresentam particular interesse as linhas de coser. São utilizadas na confecção dos diversos tipos de cortes, sejam estes confeccionados em peles (naturais ou artificiais), sejam em diversos tipos de tecido. Fios de maior grossura e resistência são muitas vezes utilizados na fixação da sola ao corte. Cordões ou atacadores são utilizados para aperto do sapato no pé.
Na figura abaixo são apresentadas algumas imagens de linhas de coser e cordões.
Linhas de coser e cordões

Fibras mais utilizadas na fabricação de linhas de coser calçado e cordões:
Poliamida (Nylon 6.6);
Poliéster;
Algodão.
Na construção do calçado são utilizados materiais têxteis em maior ou menor quantidade, tudo dependendo do seu tipo. Os materiais têxteis podem constituir uma importante parte do calçado, senão mesmo a sua

Relacionados