Fichamento sobre o livro: O Caso dos Exploradores de Caverna
Fichamento do livro: "O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS"
Referência: FULLER,Lon L. O Caso dos exploradores de Cavernas,Porto Alegre,SAFE,1976.
O livro em questão, tem uma abordagem fictícia principal voltada ao leitor que inicia os estudos no curso de direito,tendo em vista o poder argumentativo,o qual é extremamente necessário. Ele traz um caso de justiça que ocorreu no ano de 4300 em que quatro indivíduos,membros da Sociedade Espeleológica (que é uma organização amadora de exploração de cavernas),foram condenados por homicídio de um homem chamado;Roger Whetmore,quando os mesmo recorrem da decisão de serem processados e condenados à morte pela forca.
Os quatro acusados em companhia de Roger Whetmore adentraram no interior de uma caverna de rocha calcária no Planalto Central para uma exloração. Bem distantes da entrada da caverna ocorreu um desmoronamento de terra,bloqueando a única abertura.Quando perceberam que haviam sido presos nela,os exploradores ficaram na esperança de uma equipe de resgate vir de encontro com eles,o que aconteceu depois que o secretário da Sociedade foi notificado pelas famílias do homens,fazendo com que ele procurasse por ajuda,levando a equipe de socorro imediatmente ao local. A tarefa revelou-se extremamente difícil,pois foi necessário muitos homens,máquinas e muitos gastos,foi montado um enorme campo temporário de trabalhadores,engenheiros,geólogos entre outros profissionais para o resgate,que foi frustado muitas vezes por novos desmoronamentos de terra. A esperança dos profissionais que estavam de prontidão no local,muitas vezes fora pequena,pois as chances de sobrevivência dos homens diminuia cada vez mais.
Depois que descobriram que os exploradores haviam um rádio na caverna,os profissionais instalaram uma comunicação entre eles.Quando surpreendidos com uma indagação do próprio Whetmore,que perguntava se seriam capazes de sobreviverem por mais dias se fossem