18 pedagogia
Daiane Coimbra de Freitas*
Helenice Maria Tavares**
RESUMO
Estimular as Inteligências Múltiplas na Educação Infantil garante um aprendizado significativo e prazeroso? O objetivo deste artigo é oportunizar aos professores da educação infantil maior conhecimento referente ao tema. Despertar o interesse do docente em favorecer o desenvolvimento das inteligências múltiplas. Aguçar no mesmo o desejo de se apropriar da temática para sua prática pedagógica. Para o desenvolvimento deste, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Verificou-se que é fundamental o desenvolvimento das inteligências múltiplas na educação infantil, pois, todas as pessoas possuem tais competências cognitivas que são importantes para o seu desenvolvimento e que podem ser constantemente aperfeiçoadas, além de serem um novo instrumento de ensino e aprendizagem imprescindível na formação pessoal de cada aluno, e para isso o currículo escolar deve apoiar o professor durante sua atuação, visto que o mesmo é a base para que a educação aconteça na instituição.
Palavras-chave: Educação Infantil. Ensino-Aprendizagem. Inteligências Múltiplas. Prática
Pedagógica. Jogos.
Considerando
que
as
inteligências
múltiplas
tem
papel
fundamental
no
desenvolvimento do ser humano, é possível por meio do estímulo das mesmas proporcionar um ensino e aprendizagem prazerosos e significativos, desde a educação infantil, por esta ser o primeiro contato da criança com o cotidiano e o meio escolar.
Ao estimular tais inteligências, prioriza-se não somente a criança, mas o ser humano em si de forma integral, visto que o mesmo, possui todas essas capacidades cognitivas e que estas devem ser constantemente trabalhadas.
O presente artigo tem como objetivos favorecer aos professores dessa modalidade de ensino um conhecimento mais amplo sobre esse tema; despertar o interesse do docente em desenvolver as inteligências múltiplas e aguçar nele a vontade de apropriação da temática para