Concurso 2014
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27390. Acesso em: 10 de setembro de 2013. No contexto da Nova República no Brasil, a charge acima apresenta uma crítica a) ao governo Collor de Melo, responsável pela consolidação da política monopolista no país.
b) à política neoliberal encampada pelos governos Lula e Dilma, cuja consequência foi o aumento da pobreza no país.
c) ao período das privatizações brasileiras, como consequência da ação das classes trabalhadoras na defesa da autonomia do mercado.
d) à ampliação da participação do Estado no processo industrial do país, a partir do aumento da intervenção econômica durante o governo do PSDB.
e) ao neoliberalismo que caracterizou a chamada Era FHC e foi responsável pelo desmanche do Estado nacional e maior concentração de renda. (FGV-eco) A questão está relacionada ao gráfico e ao texto apresentados.
(http://www.mme.gov.br/sgm/galerias/arquivos/plano_duo_decenal/estudos_economia_setor_mineral/P01_RT03_Perspectivas_de_ evoluxo_das_trocas_setoriais_entre_as_economias_brasileira_e_mundial_a_ mxdio_e_longo_prazos.pdf) Desde 2007, os produtos básicos sinalizam uma estabilização no quantum importado, apresentando pequena variação entre as quantidades máxima e mínima em cada ano. Por sua vez, os produtos semimanufaturados, após período de estabilidade, começam a mostrar tendência de crescimento.
Enquanto isso, as quantidades importadas de produtos manufaturados tiveram crescimento contínuo e foram fortemente aceleradas nos dois últimos anos, impulsionadas pela demanda doméstica e pela forte valorização do real. (http://www.aeb.org.br/userfiles/file/AEB%20%20Radiografia%20 Com%C3%A9rcio%20Exterior%20Brasil.pdf. Adaptado) A leitura das características do comércio internacional do Brasil em dois momentos (1995 e 2007) permite concluir que:
a) somente uma maior nacionalização da economia permitirá ao