16430921210
1944 palavras
8 páginas
Atividade sobre a obra O Seminarista de Bernardo de GuimarãesDiscuta o epílogo do romance. Margarida morre e Eugênio enlouquece. O que pode simbolizar a morte dos dois jovens? Diante do cadáver de Margarida, Eugênio fica atordoado, em choque. E, perante todos na hora da missa se revolta, se desfaz de sua vestes e sai furioso, louco: “viram-no com assombro arrancar do corpo um por um todos os paramentos sacerdotais, arrojá-los com fúria aos pés do altar, e com os olhos desvairados, os cabelos hirtos, os passos cambaleantes, atravessar a multidão pasmada, e sair correndo pela porta principal. Estava louco... louco furioso.” Assim, Eugenio morre definitivamente para a vida. A morte dos dois simboliza a submissão, o autoritarismo patriarcal, do poder eclesiástico, a incompatibilidade entre o amor por uma mulher e um amor aos serviços sacerdotais: “ O seu espírito oscilava perplexo entre essas duas belas e santas aspirações, as quais, se não fossem canonicamente incompatíveis, teriam entretecido para a fronte do mancebo a mais brilhante coroa de glória, de amor e de felicidade, e que no entanto por sua incompatibilidade estavam fadadas a cavar-lhe um abismo de angústias e desgraças.”
2.Aponte os elementos tipicamente regionalistas presentes no romance.
Além das expressões como: banda, Arre, laia, ralhar, gangorra, dentre outros. Estão presentes as culturas do povo visto em:
“À noite, como de costume, havia toques, cantigas e folguedos, e então apareciam também lá alguns rapazes da vila e dos arredores.”
“A quatragem é a dança pitoresca dos nossos camponeses, dança favorita do roceiro em seus dias de festa, e que faz as delicias do tropeiro nos serões do rancho após as fadigas da jornada. Dançam vistosa e variegada, entremeada de cantares e tangeres, cantiga maviosa, já freneticamente sapateada ao ruído de palmas, adufes e tambores.”
“O fato é o que aí vão procurar, e quase sempre encontram milhares de