1609140205 Resumo 7o ano
595 palavras
3 páginas
Já vimos no bimestre anterior que os dogmas religiosos são leis inquestionáveis que decidem como devemos agir e pensar, e que são decididas através da fé. Essas leis são algo que seguimos de acordo com nossas crenças e nossas sensações, não através de um julgamento feito com nossa razão. A Filosofia tenta entender o mundo sempre através da razão, mas é importante entender como o mundo é compreendido através da fé que aparece em diversas religiões diferentes.As religiões do mundo são divididas em dois grupos principais: as monoteístas e as politeístas.
As religiões monoteístas são aquelas que acreditam em um deus único, criador de todas as coisas. As principais religiões monoteístas ao longo da História são o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. As três, apesar de suas diferenças, possuem em comum a existência de apenas um deus e um conjunto de regras ditado por ele para reger o modo de se comportar no mundo.
As religiões politeístas, por sua vez, acreditam na existência de múltiplos deuses. É o caso da religião que agora chamamos de "mitologia grega" ou "mitologia greco-romana", que não acredita num deus único e bom, e sim em diversos deuses distintos com características diversas, humanas, e que não podem ser considerados unicamente bons ou ruins. Chamamos o conjunto de deuses de origem grega atualmente de "mitologia" basicamente porque ela não é mais uma religião com seguidores, mas foi a religião oficial do império grego e romano durante quase um milênio. Outras religiões politeístas que ainda são praticadas incluem o hinduísmo e o xintoísmo, por exemplo, que possuem um grande conjunto de deuses distintos, a que chamamos de "panteão".
Atualmente existem mais de 10 mil religiões diferentes no planeta, todas propondo através da fé um conjunto específico de dogmas e uma compreensão única do mundo. Por isso, a religião é uma questão de escolha pessoal e depende exclusivamente da fé e da crença individual para acontecer.
Por outro lado, a razão - que é a