1548762

10347 palavras 42 páginas
As Lutas de Classes em França de 1848 a 1850
Karl Marx
Transcrição autorizada

Introdução de Friedrich Engels à edição de 1895[N88]

Primeira Edição: Publicado (com cortes) na revista Die Neue Zeit, Bd. 2, N.º 27 e 28,
1894-1895, e no livro de Karl Marx Die Klassenkämpfe in Frankreich 1848 bis 1850,
Berlin 1895.
Esta edição: Publicado segundo o texto completo das provas tipográficas do texto original, cotejado com o manuscrito. Traduzido do alemão.

O trabalho que aqui reeditamos foi a primeira tentativa de Marx para explicar um fragmento da história contemporânea por meio do seu modo materialista de [a] conceber a partir da situação económica dada. No Manifesto Comunista a teoria tinha sido aplicada em linhas muito gerais a toda a história moderna. Nos artigos de Marx e meus da Neue Rheinische Zeitung[N71] fora a referida teoria aplicada constantemente para a interpretação de acontecimentos políticos do momento. Aqui pelo contrário, tratou-se de demonstrar a conexão causal interna de acontecimentos ocorridos ao longo de um desenvolvimento de vários anos tão crítico quanto típico para toda a Europa, de reconduzir, portanto, no sentido do autor, os acontecimentos políticos a efeitos de causas em última instância económicas.
Na apreciação de acontecimentos e de séries de acontecimentos da história do dia-a-dia nunca estaremos em condições de recuar até às últimas causas económicas. Mesmo ainda hoje, quando a respectiva imprensa especializada fornece material tão abundante, seria impossível, até na Inglaterra, seguir o curso da indústria e do comércio no mercado mundial e as mudanças que dia após dia são introduzidas nos métodos de produção, de modo a que, em qualquer momento, se possa fazer o balanço geral destes factores multiplamente imbricados e em permanente mudança, factores dos quais os mais importantes actuam na maioria dos casos durante muito tempo às ocultas antes de, repentinamente, se fazerem valer com violência à superfície.

Relacionados