136535390299

2446 palavras 10 páginas
Álcool e Sexo na Adolescência.

Conceito de álcool:
O álcool não possui uma definição própria, uma vez, que este é um composto derivado do etanol de tal formal que o seu consumo provoca alterações físicas e psicológicas, estando por isso inserido no conceito de droga.
Efeitos do álcool:
Em pequenas quantidades -promove uma desinibição.
Em médias quantidades - uma diminuição da resposta aos estímulos, dificuldade em falar, dificuldade em andar entre outros.
Em quantidades elevadas (maiores do que 0.35 gramas/100 mililitros de álcool) - o indivíduo pode entrar em coma alcoólico ou até mesmo morrer.
Os efeitos do álcool variam de intensidade de acordo com as características das pessoas.
Exemplo: uma pessoa habituada a consumir bebidas alcoólicas sentirá os efeitos do álcool com menor intensidade, quando comparada com uma outra pessoa que não está habituada a beber.
2.1) Consumo de álcool:
Existe uma certa diferença entre o consumo de álcool e a dependência, de tal forma que a organização mundial de saúde classifica o consumo de álcool em três fases distintas:
 Consumo de risco;
 Consumo nocivo;
 Dependência;
Consumo de risco - é um consumo que pode vir a implicar dano físico ou mental se esse consumo persistir.
Consumo nocivo - é um padrão de consumo que causa danos à saúde, quer físicos quer mentais. Todavia não satisfaz os critérios de dependência.
Dependência - é um padrão de consumo constituído por um conjunto de aspectos clínicos e comportamentais que podem desenvolver-se após repetido uso de álcool, desejo intenso de consumir bebidas alcoólicas, descontrolo sobre o seu uso, continuação dos consumos apesar das consequências, uma grande importância dada aos consumos em desfavor de outras actividades e obrigações, aumento da tolerância ao álcool (necessidade de quantidades crescentes da substância para atingir o efeito desejado ou uma diminuição acentuada do efeito com a utilização da mesma quantidade) e sintomas de privação quando o consumo é

Relacionados