135 da visita de dom pedro a Salt Lake City Utah
André Silveira e Dagmar Munhoz
Nós, brasileiros, somos um povo apreciador de boas histórias, e a História do Brasil nos oferece um banquete inesgotável de curiosidades. Uma delas está intimamente relacionada à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Trata-se da visita que o Imperador Dom Pedro II fez aos Estados Unidos e, mais especificamente, a Salt Lake City, Utah, em 1876.
Neste mês, abril de 2011, completa-se 135 anos da realização dessa histórica visita. O Evangelho restaurado somente foi trazido ao Brasil durante o início do século XX, data relativamente recente. Portanto, é interessante descobrir alguns pontos de contato entre o nosso país e a Igreja no século retrasado, quando éramos Império e a Igreja ainda era uma jovem Igreja no Oeste americano, com cerca de 100.000 membros.
A viagem
Pode-se dizer que a viagem do Imperador aos Estados Unidos, e particularmente a Utah, foi única em vários sentidos. Dom Pedro II foi o primeiro monarca a visitar os Estados Unidos, país republicano desde sua origem. Além disso, foi a primeira comitiva do governo brasileiro a ter contato com a Igreja em sua Sede, em Salt Lake City.
O Imperador fora aos Estados Unidos participar da celebração do centenário da independência americana, chegando em Nova York dia 15 de Abril de 1876. Ele declarou: “desejo conhecer o centro da indústria e aprender algo que possa ser utilizado em meu país quando retornar”.1
Dom Pedro II queria conhecer o país de perto, faria isso viajando de trem de Nova York a São Francisco, passando pela Cidade de Ogden, no Território de Utah.
A passagem pelo Território de Utah.
Ao saberem da passagem do Imperador do Brasil pelo Território de Utah, os membros do Conselho municipal de Salt Lake City se reuniram em sessão extraordinária para deliberar sobre uma possível visita de Dom Pedro II à cidade. O Presidente Brigham Young, que era membro do Conselho municipal, porpôs uma moção