134666060523
410 palavras
2 páginas
Acadêmica: Elisângela MendesTurma: 1.4
Semiótica
Processos de Comunicação- Gestalt
A Gestalt é um princípio utilizado no Design para percepção psicológica de uma comunicação num campo, forma, ou unidade visual. Segundo DR. João Gomes Filho, “A Gestalt afirma o princípio de que vemos as coisas sempre que vemos as coisas sempre dentro de um conjunto de relações” (Setembro . 2006).
A Gestalt é dividida em sete leis de análises visuais. São elas: Unidade, segregação, unificação, fechamento, continuidade, proximidade, semelhança e pregnância da forma.
Na imagem acima, trazida do movimento pop art, pode se perceber que as cores e formas se destacam de maneira contrastante no campo visual, assim possibilitando uma melhor análise juntamente com as leis da Gestalt.
Algumas leis são explícitas na imagem, tal como a Unidade da imagem, pois ela encerra-se em si mesma, trazendo também sub-unidades em seu contexto (Olhos, gravata, nariz, boca, etc.) Assim, mesmo sendo composta por inúmeras unidades, a imagem é vista como apenas uma Unidade, e percebida como um todo.
Também tem suas características na base de Segregação, pois a imagem nos possibilita selecionar diversidades de cores, formas, elementos e traços em seu campo visual. Pode-se citar por exemplo, as cores amarelo, verde, vermelho, rosa, que agregam destaque na imagem.
É possível notar, que na imagem também existe características de Unificação, dando semelhança entre os elementos e dando repetição entre si. Essa repetição traz uma intrínseca igualdade de estímulos, cada imagem em si, tende a mostrar através das cores, formas e aplicações, alguma característica diferencial entre as outras, dando Harmonia e equilíbrio visual na mesma.
Identificamos na imagem, o fator de Fechamento, onde se obtém a sensação de fechamento visual da forma pela continuidade das cores do desenho, que mesmo não estando plenamente perceptível, notamos o que o desenho quer nos mostrar e identificar, não sendo exatamente